VPN (Virtual Privita Network)

1. Nome
Serviço de VPN (Virtual Private Network)

2. Descrição
Após a realização de cadastro no sistema de controle de acesso a rede e serviços de rede da redeUFSC http://ras.ufsc.br o usuário pode realizar login neste sistema e habilitar o serviço de VPN (Virtual Private Network).

O serviço VPN permite aos usuários cadastrados se conectarem a redeUFSC remotamente a partir de qualquer conexão de rede disponível em qualquer lugar do mundo, incluindo a partir de casa, de muitos hotéis, e até mesmo dentro de algumas redes de empresa.

3. Escopo
Este serviço é prestado para alunos professores e técnicos da instituição na forma de auto serviço, ou seja, o próprio usuário é responsável pelo cadastro e ativação do serviço no sistema e pela configuração do serviço em seu computador

4. Características
Quanto se utiliza VPN, um endereço IP da redeUFSC é atribuído dinamicamente  a um computador que está fora do campus. Com o endereço IP da redeUFSC você pode acessar recursos computacionais e serviços de TI restritos a usuários conectados na redeUFSC tais como (servidores de arquivos, portal Capes, serviços de impressão, serviços de correio eletrônico, e outros).

O serviço de VPN pode ser configurado em diversos sistemas operacionais entre eles:

– Windows, Linux e MacOS.

5. Responsabilidades

  • Da SeTIC: Cabe a SeTIC através do DTR a implementação e manutenção da infraestrutura computacional responsável pelo provimento do serviço.
  • Usuários: Cabe aos usuários utilizar o serviço segundo as políticas de utilização da redeUFSC .

6. Como requisitar
Os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Faça seu cadastro para acesso a redeUFSC em http://ras.ufsc.br
2. Faça login no em http://ras.ufsc.br e ative o serviço de VPN. O sistema irá permitir definir o usuário e senha que serão utilizados para realização da conexão VPN e irá informar o nome do servidor que irá prover o serviço.
3. Em seu sistema operacional configure a VPN e utilize as informações recebidas durante a fase de cadastro e ativação.

7. Disponibilidade
O serviço de VPN está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).

8. Manutenções
As manutenções do serviço são anunciadas em http://www.setic.ufsc.br na seção “Calendário de Manutenções e Avisos”.

9. Atendimento Presencial
Dúvidas sobre o serviço e podem ser dirigias presencialmente no Help Desk da Coordenadoria de Suporte de Serviços junto a SeTIC no horário entre 7:000 e 19:00 horas de segunda a sexta feira.

10. Atendimento Remoto
Dúvidas sobre o serviço podem ser sanadas através do site http://ras.ufsc.br/ajuda.php ou dirigidas a CSS através do e-mail servicos@setic.ufsc.br ou pelo ramal 6333.